sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A maior caverna de gesso do mundo


A maior caverna de gesso do mundo



A entrada da Caverna de Orda está situada nos a leste da vila Horde Perm, na margem esquerda do rio Kungur, nas entranhas da montanha Kazakovo. 

A altura da montanha é de 50 metros em sua superfície há buracos grandes. 

Um dos buracos está localizado na encosta íngreme do rio, onde está a entrada para a caverna. 

Formada em gesso e anidrita a caverna possui uma pequena parte seca e sua grande maioria debaixo d'água. 

O comprimento da parte seca é de 300 metros enquanto a parte subaquática é de 4600 metros. 

Orda Caverna é a mais longa caverna alagada Rússia e considerada a maior caverna subaquática de gesso do mundo. 

A caverna que em 2008 foi classificada como patrimônio da humanidade pela UNESCO. 

É uma das maiores cavernas do mundo em relação ao volume de suas galerias e suas águas são bem geladas.

Localização por satélite 

Exibir mapa ampliado

Os 10 maiores desertos do mundo


 Os 10 maiores desertos do mundo



Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra são desérticos. O solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes. 
As maiores regiões desérticas do globo situam-se na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi).
Confiram a lista dos 10 maiores desertos do mundo

1º - Deserto da Antártida (Antártida) – 14.000.000 km²
É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior indíce de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) foi registrada na Antártica. A altitude média da Antártica é de aproximadamente 2.000 metros. Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área costeira.


2º - Deserto do Saara (África) – 9.000.000 km²
É o maior deserto quente do mundo, e oficialmente é o segundo maior deserto da Terra. Localizado no Norte da África, tem uma área equiparável à da Europa. O deserto do Saara compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egipto, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão, e Tunísia. Vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na área do Saara.


3°- Deserto da Arábia (Ásia) – 1.300.000 km²
O Deserto da Arábia está localizado em terras da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque e Iêmen. 


4°- Deserto de Gobi (Ásia) – 1.125.000 km²
O Deserto de Gobi é um extenso deserto situado na região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia. 
Gobi tem as seguintes dimensões: 1600 km de leste a oeste e 800 km de sul a norte, ocupando uma de área do tamanho do estado brasileiro do Amazonas. 


5° - Deserto do Kalahari (África) – 580.000 km²
O Kalahari, Calaari ou Calaári é um deserto localizado no Sul da África, distribuídos por Botswana, Namíbia e África do Sul.


6° - Grande Deserto Arenoso (Austrália) – 414.000 km²
O Grande Deserto Arenoso estende-se pelo noroeste da Austrália. Faz parte de uma vasta e plana região conhecida como Deserto do Oeste.

7°- Deserto Kara kum (Ásia) - 350 000 km²
O deserto de Karakum está localizado na Ásia Central, no Turquemenistão. A população é esparsa, com uma média de uma pessoa a cada 6,5 km². 


8° - Deserto Taklamakan Shamo (Ásia) – 344.000 km²
Está localizado na Ásia, na Bacia do rio Tarim, na Ásia Central, em Xinjiang Uigure, na República Popular da China.


9° - Deserto da Namibia (África) – 310.000 km²
O Deserto da Namíbia está situado na Namíbia e no sudoeste da Angola e faz parte do Namib-Naukluft National Park, a maior reserva de caça em África[. estende-se por 1600 km ao longo do litoral do Oceano Atlântico no sul de Angola e na Namíbia. A sua largura leste-oeste varia de 50 a 180 km.


10° - Deserto Thar (Ásia) – 260.000 km²
O deserto do Thar ou Grande Deserto Indiano é uma extensa região de deserto arenoso situada na região noroeste da Índia e região oriental do Paquistão.

As 10 maiores rochas do mundo


As 10 maiores rochas do mundo



É difícil dizer precisamente quais são as 10 maiores rochas do mundo, por que se referem a uma característica geológica, como uma montanha, composto por uma única pedra maciça ou rocha, com alturas, larguras e variações diferentes. Conforme registros, estas são as 10 maiores rochas ou monólitos (colina isolada ou uma montanha solitária formada por uma única rocha) que se eleva acima da área circundante.
 1 - Uluru / Ayers Rock - Austrália

A formação de arenito é o maior monólito no mundo 348 metros de altura e mede 9,4 km de circunferência. É um dos ícones naturais mais conhecidos da Austrália, localizado a 335 km a sudoeste da cidade de Alice Springs, cidade grande mais próxima.
 2 – Rocha Zuma - Nigéria

A rocha Zuma fica 725 metros acima de seus arredores, ao norte de Abuja, capital da Nigéria, e é facilmente observada a partir da estrada principal de Abuja para Kaduna.
 3 – Pão de Açúcar - Brasil

Pão de Açúcar é uma famosa atração turística no Rio de Janeiro, com 396 metros de altura, situada.às margens do Oceano Atlântico, na península de entrada da Baía de Guanabara. Um teleférico leva os visitantes até o pico do Pão de Açúcar, onde se tem uma vistas espetaculares da cidade.
 4 – Rocha Sigiriya - Sri Lanka

Sigiriya é uma espetacular rocha de 370 metros de altura, com vista para a selva verde de seus arredores. É uma das principais atrações turísticas do Sri Lanka. foi usada como um mosteiro de montanha e mais tarde se transformou em uma fortaleza de pedra pelo Rei Kasyapa.
 5 - Devils Tower - EUA

Também conhecida como Torre do Diabo, tem 386 metros do terreno circundante, relativamente plano. stá localizada em Black Hills, Crook County, nordeste de Wyoming e foi declarado Monumento Nacional dos Estados Unidos em 1906.
 6 - Ben Amera - Mauritânia

Pouco conhecida, Ben Amera está escondida no deserto, localizada a 5 km de Tmeimichat, uma pequena aldeia na rota do trem do deserto entre Nouadhibou e Zouerate, na Mauritânia.
 7 - Torres del Paine - Chile

Torres del Paine é um parque nacional situado no Extremo Sul da Patagônia do Chile e possui montanhas, lagos e geleiras. A peça central do parque são as três Torres, monolitos de granito espetaculares moldada pelas forças do gelo glacial. O pico mais alto está a 2.500 metros de altitude. 
8 - El Capitan – Yosemite - EUA

Um dos mais famosos pontos turísticos do Yosemite National Park, o monólito de granito El Capitan tem quase 910 metros de altura em relação ao vale Yosemite, por isso é considerado o mais alto do mundo.
 9 - Rocha de Gibraltar - Inglaterra

A Rocha de Gibraltar é um território ultramarino do Reino Unido, localizado na costa sul da Espanha, na entrada para o mar Mediterrâneo. O monólito de calcário com 426 metros de altura é o lar de macacos, os únicos primatas selvagens na Europa.
 10 - Peña de Bernal - México

Peña de Bernal é o maior monolito do México, localizado em San Sebastian Bernal, uma pequena cidade no estado de Querétaro. A rocha se eleva 350 metros acima da cidade.

A maior barreira de corais do mundo


A maior barreira de corais do mundo



A Grande Barreira de Corais da Austrália é a maior faixa de corais do mundo, com 2.300 quilômetros de comprimento, com largura variando de 20 a 240 km. 

A Grande Barreira de coral pode ser vista do espaço e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos, compostas por milhões de minúsculos organismos, conhecidos como pólipos de coral. 

A Grande Barreira é uma imensa faixa de corais, composta por cerca de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral, situada entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné. 

Ela comporta uma grande biodiversidade e foi eleita um dos patrimônios mundiais da Humanidade em 1981 e uma das Sete maravilhas naturais do mundo, e uma das finalistas na lista elaborada pela Fundação New7Wonders. 

Uma grande parte do recife é protegido pelo Parque Nacional da Grande Barreira de Coral, que ajuda a limitar os impactos do uso humano, como pesca e turismo. 

Outras pressões ambientais sobre o recife envolvem o escoamento superficial, as alterações climáticas acompanhadas do embranquecimento maciço dos corais e surtos na população de estrelas-do mar coroa-de-espinhos, que se alimenta dos corais. 

A Grande Barreira de Coral tem sido conhecida pelo seu uso pelos aborígenes locais e pelos nativos da Ilhas do Estreito de Torres, e é um importante componente para a cultura local. 

Neste ecossistema complexo vivem em torno de 1500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, 5000 a 8000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, 1330 espécies de crustáceos e mais de 800 espécies de equinodermes. 

Apesar da biodiversidade que representa, a grande barreira coralina corre risco de extinção, em razão da poluição marítma e do aquecimento anormal das águas, causado pelo fenômeno climático El niño. 

É destino turístico certo para quem vai para Austrália. A grande barreira possui belíssimas ilhas procuradas todo ano por turistas de todo mundo. O turismo é uma importante atividade para a região, movimentando até 1 bilhão de dólares por ano. 

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

As 10 cachoeiras mais altas do mundo


As 10 cachoeiras mais altas do mundo



1 – Salto Angel – Venezuela = 979m
O Salto Angel, é a mais alta cachoeira do mundo, com um total de 979 metros de altura e um enorme salto direto de 807 metros. Está localizada no Parque Nacional de Canaima, na Venezuela.
As cataratas ficam no Rio Kerep que corre até ao Rio Churun.
Antes da queda principal, a maior do mundo sem interupção, a cachoeira tem cascatas inclinadas, seguidas de uma queda menor de 30 metros. Só então a água despenda 807 metros a partir de um platô achatado conhecido como Auyan-Tepui (Montanha do Diabo). 

2 - Cataratas do Tugela – África do Sul – 948m 
As Cataratas do Tugela, estão localizadas no Real Parque Nacional do Royal Natal, província de KwaZulu, na África do Sul.
São as mais altas de África, onde a água desce cerca de 948 metros de altura, numa série de 5 cascatas.

3 - Cataratas las Tres Hermanas – Peru – 914m
São geradas pelo rio Cutiverani, e localizam-se perto da cidade de Ayacucho, no Peru. Sua existência só veio à tona quando fotógrafos procurando por outra cachoeira peruana alta, toparam com a Três Irmãs. 
A cachoeira é chamada de Tres Hermanas porque possui três quedas separadas. Duas são visíveis do ar, e a água cai em uma bacia ampla, de onde a terceira queda emerge. As três quedas estão completamente cercadas pela floresta. 

4 - Olo'upena – Havaí – EUA – 900m
Olo'upena, está localizada nos EUA, mais precisamente na remota ilha havaiana de Molokai, conhecida e celebrada como a "mais havaiana das ilhas do Havaí" por sua história de relativo isolamento. 
Olo'upena está em camadas e poderia ser classificada como uma cachoeira fita, devido à sua aparência extremamente fina.Cercada por enormes montanhas dos dois lados.

5 – Cachoeira Yumbilla – Peru – 896m
Descoberta recentemente, a cachoeira Yumbilla, localiza-se na região amazônica do Peru. A altura da cachoeira é, na verdade, uma polêmica - o Instituto Nacional Geográfico do Peru diz que Yumbilla tem 896 metros, mas outras fontes dizem que ela é um pouco menor - 870 metros [fonte: World Waterfall Database].

6 – Vinnufossen – Noruega – 860m
É uma queda de água no rio Vinnu, localizada no município de Sunndal, na Noruega. O rio Vinnu recebe a água proveniente da geleira Vinnufonna, a qual cai de um penhasco em direção ao vale, desembocando no rio Driva. O rio tem um fluxo de água relativamente baixa, o qual varia consideravelmente com o derretimento das geleiras e com as chuvas.

7 – Baläifossen – Noruega – 850m
Localizado em Osafjorden, na província de Hordaland, na Noruega,cai de um penhasco nas águas do Osafjorden. As quedas parecem ser alimentado principalmente por vários pequenos lagos, mas é provável que snowfields sazonais contribuem com a maioria da água do córrego. As quedas são mais bem vistos de uma estrada no lado oposto do fiorde que leva à cabeça do fiorde na cidade de Osa. 

8 - Salto Pu'uka'oku – Havaí – 840m
Está localizada na Molokai (ilha do Havaí) e sua altura é de 840 metros. A queda cai de preciícios e, falésias próximas ao mar.

9. Bruce James Falls, Canadá – 840m
Localizada no Parque Marinho Princesa Louise, na Columbia Inglesa, Canadá e tem 840 metros de altura e 4,6 metros de largura.
É uma cachoeira composta com duas cachoeiras, sendo que uma seca em determinada época e a outra não.

10. Browne Falls – Nova Zelândia - 836m
Com altura de 836 metros e com largura de 12m, esta cachoeira está localizada em Fiordlands National Park, ilha no sul da Nova Zelândia.

A duna mais alta do mundo


A duna mais alta do mundo



Cerro Blanco é uma duna gigantesca localizada no vale de Nazca, com uma altura de 2.078 metros acima do nível do mar, por essa razão, é considerada a duna mais elevada do mundo.
  

O Cerro Blanco é a maior duna do mundo, com 1200 metros de altura, muito procurada pelos praticantes de sandboard, onde podem descer por mais de 1000 metros.
  

Do topo, os visitantes podem desfrutar de uma bela paisagem desértica natural, rodeada por dunas que oferecem o cenário perfeito para a prática de sandboard.
  

Há pequenas dunas em que os visitantes podem praticar sandboard com segurança, mas a poucos metros de lá está a descida de mais de 1 km de comprimento.
  

Em 2001, Digíacomo foi o primeiro brasileiro a subir descer o Cerro Blanco. Mas quem descobriu a montanha para o sandboard foi um grupo de italianos em 1987 que fizeram um documentário para a TV europeia. Na época ela era bem pouco explorada, ninguém sabia a rota correta para subir.
  

O Cerro Blanco está localizado entre a Cordilheira dos Andes costeira e alta a 9 km a leste de Nazca. A duna pe perfeita para a prática de sandboard buggy, parapente, passeios de quadriciclo, mountain bike downhill, trekking e camping nas pistas de areia.


Hoje, um guia turístico leva os aventureiros até as encostas andinas, no Km 28, de onde se começa a caminhada por um caminho pedregoso. A caminhada é suave no início, mas fica difícil ao chegar nas pistas de areia. É preciso, no total, cerca de 3 horas para chegar ao topo.

Assista o vídeo da maior duna do mundo
 
 Localização por satélite
  
Ver mapa maior